EUA pedem ao Governo boliviano que retome diálogo e rejeite a violência

Washington, 5 mai (EFE).- O Governo dos Estados Unidos pediu hoje ao Executivo boliviano e à oposição que retomem o diálogo e resolvam suas diferenças de maneira pacífica e duradoura, acrescentando que ambas as partes devem rejeitar a violência.

EFE |

A declaração oficial, divulgada pelo porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tom Casey, se refere ao referendo autônomo realizado ontem no departamento boliviano de Santa Cruz e que foi aprovado com o apoio de mais de 80% dos eleitores.

O Governo dos EUA pediu ainda, aos líderes bolivianos, que usem essa oportunidade para "consolidar a democracia, promover a reconciliação e conseguir um consenso sobre o futuro da Bolívia".

"Pedimos a todas as partes (implicadas no conflito) que rejeitem a violência e se comportem de maneira moderada durante este período (de tensões e possíveis negociações)".

Os enfrentamentos violentos em territórios governistas de regiões como San Julián, Montero ou Yapacaní trouxeram problemas à consulta popular de domingo, que terminou com um saldo de mortos superior a 35.

Os EUA observaram, além disso, que apóiam os esforços da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Igreja Católica e de vários países para impulsionar o diálogo e mediar a crise política, acrescentando que "certamente quer ver um passo a frente".

"Continuamos apoiando a unidade da Bolívia e sua integridade territorial e estamos comprometidos com o fortalecimento da democracia e a promoção da prosperidade para toda sua gente", comentou Casey.

O referendo de Santa Cruz foi o primeiro de uma série de consultas populares que estão previstas para serem realizadas nas próximas semanas nas regiões de Beni, Pando e Tarija.

As regiões centrais de Cochabamba e Chuquisaca também apóiam o movimento autonomista, mas ainda não definiram uma data para ratificar seus estatutos em consulta popular. EFE cai/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG