gesto junto a Israel para paz no O.Médio - Mundo - iG" /

EUA pedem a Egito gesto junto a Israel para paz no O.Médio

Washington, 17 ago (EFE).- Os Estados Unidos disseram hoje que confiam em que o Egito fará gestos em direção a Israel dirigidos a impulsionar o processo de paz no Oriente Médio, depois que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, se reuniu com o presidente egípcio, Hosni Mubarak.

EFE |

A chefe da diplomacia americana se reuniu com Mubarak para preparar a agenda da reunião que o líder manterá amanhã com o presidente dos EUA, Barack Obama, no que é sua primeira viagem a Washington em cinco anos, disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley.

"Foi uma conversa que abrangeu uma ampla gama de temas sobre a relação estratégica entre Estados Unidos e Egito", explicou.

Hillary e Mubarak conversaram sobre assuntos regionais como a situação no Irã e do Sudão, assim como o Afeganistão e Paquistão, disse.

No marco bilateral, a secretária de Estado e Mubarak discutiram questões relacionadas com economia, comércio, educação, direitos humanos e democracia no Egito, destacou.

O porta-voz acrescentou que, no encontro, Hillary e Mubarak "obviamente" trocaram pontos de vista sobre "o estado dos esforços dos EUA e de outros (países) para relançar as negociações entre Israel e (a Autoridade Nacional) Palestina".

Crowley afirmou que o Egito concorda com os Estados Unidos em seu ponto de vista de que "os Estados árabes precisam fazer gestos em direção à normalização das relações entre Israel e o resto da região", confiando em que Mubarak dará esses passos.

Os Estados Unidos, disse, trabalham "duro para criar as condições apropriadas para que as negociações possam continuar", e esperam chegar a esta "fase nas próximas semanas". EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG