ilegal - Mundo - iG" /

EUA pede que Irã abandone seu programa nuclear ilegal

Washington, 9 set (EFE).- A Casa Branca pediu hoje ao Irã que assuma suas responsabilidades e abandone seu programa nuclear ilegal, no mesmo em que Teerã deve apresentar sua nova proposta ao grupo de negociação.

EFE |

Assim afirmou hoje o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, a um grupo de jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One, a caminho de Nova York, onde o presidente americano, Barack Obama, participará de uma homenagem ao jornalista Walter Cronkite, que morreu recentemente.

Sobre a nova proposta que o Irã apresentará, Gibbs disse que será preciso esperar para ver o documento, mas considerou que "o Irã tem que assumir suas responsabilidades e finalizar seu programa nuclear ilegal".

"Esta não é só a opinião de um país, é a opinião de todo o mundo", acrescentou Gibbs, que desejou que seja possível "ver esse progresso".

O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, anunciou na terça-feira que seu Governo entregará hoje ao grupo de negociação o novo pacote de propostas sobre a questão nuclear.

O grupo, integrado pelos países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) mais a Alemanha, negocia com o Irã a interrupção de seu programa de enriquecimento de urânio.

Esses países acusam o Irã de esconder sob seu programa nuclear civil outro de caráter militar para obter armas nucleares. No entanto, Teerã nega estas alegações e afirma que o esforço de seu desenvolvimento nuclear tem como meta a aplicação civil. EFE elv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG