EUA parabenizam Lobo por posse e reiteram apoio para superar crise

Washington, 27 jan (EFE).- Os Estados Unidos parabenizaram o novo presidente de Honduras, Porfirio Lobo, empossado hoje, e reiteraram seu compromisso de trabalhar com seu Governo para superar a crise política no país.

EFE |

"Parabenizamos o presidente Lobo por sua posse e esperamos trabalhar com sua Administração para ajudar Honduras a resolver esta crise política", disse Charles Luoma-Overstreet, porta-voz do Departamento de Estado, à Agência Efe.

Lobo, de 62 anos, assumiu o cargo em uma longa cerimônia com pouca presença estrangeira, enquanto o presidente deposto Manuel Zelaya, derrubado em um golpe de Estado em junho de 2009, deve viajar hoje para a República Dominicana na qualidade de "convidado distinto".

O porta-voz do Departamento de Estado disse que os EUA reconhecem que ainda há trabalho a fazer "para promover a reconciliação nacional e melhorar a situação dos direitos humanos em Honduras", após o golpe de Estado.

Os EUA consideram que a declaração de Lobo sobre a formação de um Gabinete presidencial que reflita todo o espectro político hondurenho "é um passo importante nesta direção", acrescentou Luoma-Overstreet.

Além disso, o Governo de Washington apoia as declarações de Lobo sobre "o pronto estabelecimento de uma Comissão da Verdade para esclarecer os eventos relativos ao golpe", enfatizou o porta-voz.

Especialistas asseguram que os EUA devem agora pressionar o Governo de Lobo a cumprir com seus compromissos e agilizar o restabelecimento da democracia em Honduras.

Lobo assume o poder após vencer as eleições de 29 de novembro, que não foram reconhecidas pela maior parte da comunidade internacional por terem ocorrido dentro das consequências do golpe de Estado. EFE mp/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG