EUA oferecem à Rússia alternativas sobre plano antimísseis

Os Estados Unidos entregaram à Rússia novas propostas para aliviar suas preocupações com o plano de escudo antimísseis, e espera que a questão possa ser resolvida, revelou nesta quinta-feira o negociador americano John Rood.

AFP |

Os Estados Unidos também apresentaram aos russos sua proposta para um "tratado acertado legalmente" para substituir o acordo de redução estratégica de armas (START), que data da época da Guerra Fria e expira em dezembro de 2009, disse Rood, subsecretário americano para o controle de armamento e segurança internacional.

Rood informou que a oferta sobre o escudo antimísseis foi enviada "no início da semana", antes de o presidente russo, Dimitri Medvedev, anunciar seus planos de posicionar mísseis para responder ao sistema instalado pelos EUA na Polônia e República Tcheca.

O funcionário americano disse que a proposta enviada à Rússia, que amplia as proposições anteriores, permitirá que as autoridades russas tenham acesso às instalações do escudo antimísseis nos dois países europeus.

Rood deve se reunir com seu homólogo russo, Serguei Ryabkov, nas próximas semanas, provavelmente em Moscou, para conversar sobre as propostas e outros temas, incluindo uma cooperação para impedir o terrorismo nuclear.

lc/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG