EUA oferecem a Cuba retomar conversas sobre imigração

Washington, 22 mai (EFE).- Os Estados Unidos ofereceram a Cuba retomar as conversas sobre assuntos migratórios, suspensas em 2004, como confirmou hoje um porta-voz do Departamento de Estado.

EFE |

"Temos a intenção de renovar conversas a fim de reafirmar o compromisso de ambas as partes a favor de uma imigração legal e ordenada", assinalou o porta-voz à Agência Efe.

Fontes diplomáticas disseram que a oferta de conversas, interrompidas há cinco anos, foi apresentada perante o Escritório de Interesses de Cuba em Washington.

O porta-voz acrescentou que o objetivo das conversas seria o de "revisar tendências recentes na imigração ilegal cubana aos EUA e melhorar a relação operacional com Cuba no tema".

Funcionários de imigração dos dois países se reuniram pela última vez em 2003 e os contatos foram suspensos um ano depois por ordem do então presidente George W.Bush.

O possível reatamento dos contatos foi aplaudido pela Fundação Nacional Cubano-americana em Miami, na Flórida.

Em comunicado, a organização assinalou que a iniciativa do Governo dos EUA constitui "uma oportunidade para resolver temas de interesse nacional". EFE ojl/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG