EUA: Obama propõe Gary Locke como secretário de Comércio

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs nesta quarta-feira o nome do ex-governador do Estado de Washington, Gary Locke, como secretário de Comércio, numa terceira tentativa de preencher o cargo.

AFP |

Locke, o primeiro governador sino-americano do país, é a terceira opção de Obama para o cargo, após as desistências do governador do Novo México, Bill Richardson, e do senador republicano Judd Gregg.

"(...) Tentamos designar alguém para o cargo por duas vezes, mas é preciso perseverar...", disse Barack Obama, ao anunciar sua escolha.

"Gary é a pessoa indicada para esse trabalho", assegurou.

Diplomado em ciências políticas por Yale e em direito pela universidade de Boston, Gary Locke, 59 anos, foi o governador democrata do Estado de Washington (nordeste) de janeiro de 1997 a janeiro de 2005.

Foi, também, o primeiro governador de origem chinesa da história dos Estados Unidos.

Filho de imigrantes chineses que administravam um restaurante e, depois, uma mercearia, Locke começou a carreira política como representante do Estado de Washington em 1982. Antes, havia sido procurador adjunto, aos 26 anos de idade.

Após ter sido designado para este posto, o democrata Bill Richardson foi obrigado a desistir de entrar para o governo no início de janeiro devido a uma investigação sobre irregularidades no contrato de uma empresa com o Estado do Novo México (sudoeste), do qual foi governador.

Em fevereiro, foi a vez de o senador republicano Judd Gregg renunciar, após ter evocado divergências com Obama sobre numerosas questões cruciais.

col/mac/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG