O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lembrou neste sábado o quarto aniversário da passagem do furacão Katrina que devastou Nova Orleans, considerando que uma tragédia desse tipo oferece, às vezes, uma oportunidade de renovação.

"Hoje, lembramos uma tragédia que tocou fundo nosso povo", declarou Obama em seu discurso radiofônico semanal.

Mais de mil pessoas morreram quando o Katrina atingiu Nova Orleans e outras cidades costeiras do Mississippi no dia 29 de agosto de 2005, provocando inundações em massa e destruições.

Mais de um milhão de pessoas foaram deslocadas e bairros inteiros da cidade desapareceram.

O presidente Obama afirmou pretender visitar Nova Orleans mais para o final do ano, para avaliar pessoalmente a reconstrução da cidade.

O presidente destacou que seu governo havia desbloqueado centenas de milhões de dólares destinados a fazer avançar projetos ainda inacabados: a construção e a melhoria de escolas, investimentos na saúde pública e na segurança, reconstrução de estradas, pontes e casas destruídas.

"O fato de que a adversidade pode dar nascimento à esperança e que as lições do passado são a chave para um futuro melhor é uma ideia eminentemente americana", disse Obama.

bur-emp/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.