EUA negam planos de guerra contra o Irã revelados por TV americana

Os Estados Unidos se mantêm voltados para deter as intromissões iranianas no Iraque, disse nesta quarta-feira no México o porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, ao desmentir, no entanto, informações sobre um plano de Washington para atacar o Irã, divulgado pela rede CBS.

AFP |

"Não estou a par de nenhuma mudança ou revisão de planos de guerra para o Irã", disse Morrell aos jornalistas que acompanham o secretário americano da Defesa, Robert Gates, numa visita de dois dias ao México.

"Os informes que sugerem isso não são consistentes com o que acontece no Pentágono", acrescentou.

A rede de televisão americana CBS News informou na terça-feira que o Pentágono ordenou a definição de novas opções para atacar o Irã e que o Departamento de Estado começou a redigir um ultimato endereçado a Teerã para que páre com a ingerência no Iraque.

Gates negou qualquer campanha militar preparada pelo Pentágono contra o Irã, mas advertiu que a chegada do porta-aviões "USS Abraham Lincoln" ao Golfo Pérsico deve ser visto como um "recordatório" do poder militar dos Estados Unidos.

O outro porta-aviões, o "USS Harry Truman" deixou o Golfo Pérsico mas se mantém na zona de operações do Comando Central americano no Oriente Médio, destacaram funcionários da Defesa.

Saiba mais sobre: EUA

    Leia tudo sobre: eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG