EUA negam estar elaborando minutas de carta para o Irã

Washington, 29 jan (EFE).- Os Estados Unidos disseram hoje que ninguém no Governo pediu a nenhum funcionário dentro da Casa Branca e do Departamento do Estado para elaborar minutas para uma carta ao Irã, como afirmou hoje o jornal britânico The Guardian.

EFE |

"Ninguém da Administração encomendou a ninguém na Casa Branca ou do Departamento de Estado redigir uma minuta para uma carta aos iranianos", afirmou hoje o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Robert Wood.

O jornal afirmou que funcionários do Departamento de Estado trabalham em diferentes minutas dessa carta desde a vitória do novo presidente dos EUA, Barack Obama, nas eleições gerais de 4 de novembro.

A carta em questão seria uma resposta à enviada com felicitações pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a Obama em 6 de novembro, afirmou a publicação.

"É possível que alguém neste edifício em algum momento tenha tomado a iniciativa própria de elaborar uma minuta? Isso é difícil de saber", afirmou.

"Mas posso dizer, com certeza, que ninguém -nem a secretária (de Estado, Hillary Clinton), nem o presidente - encarregou a ninguém dentro da Administração redigir uma minuta para nenhum tipo de carta ao Irã", insistiu Wood.

O porta-voz lembrou que o Governo revisa atualmente sua política em direção ao Irã e que dentro desse processo "há muitas ideias que estão sendo discutidas".

"Mas até que tenhamos concluído essa revisão, não vamos poder delinear como vamos proceder em relação ao tratamento com o Irã", destacou Wood.

O "Guardian", que cita diplomatas americanos, afirmou que o envio da carta por parte de Obama seria um gesto simbólico que assinalaria um tom diferente do hostil adotado pelo Governo do ex-presidente George W. Bush.

A carta seria dirigida ao povo iraniano e poderia ser enviada diretamente ao líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, ou seria mandada como carta aberta, afirmou o "Guardian". EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG