comemoração dos 60 anos da Otan. " / comemoração dos 60 anos da Otan. " /

EUA não podem arcar sozinhos com peso da guerra antiterrorista, diz Obama

O presidente americano Barack Obama advertiu nesta sexta-feira à Europa que os Estados Unidos não podem suportar sozinhos com o peso da guerra contra o terrorismo, ao falar numa sessão de perguntas e respostas aberta ao público em Estraburgo, onde se encontra para participar das cerimônias de http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/03/centenas+de+manifestantes+anti+otan+protestam+em+baden+baden+5319918.html target=_topcomemoração dos 60 anos da Otan.

AFP |

Obama insistiu que os europeus devem assumir mais responsabilidades na luta antiterrorista.

"A Europa não deve esperar que os Estados Unidos carreguem este fardo sozinhos", declarou Obama diante de quase mil pessoas reunidas num salão de convenções de Estrasburgo.

"Porque este é um problema que diz respeito a todos nós. E é necessário um esforço conjunto", acrescentou, referindo-se aos talebans e seus aliados da Al-Qaeda.

Obama também afirmou que a rede Al-Qaeda representa uma aemaça mais perigosa para a Europa do que para os Estados Unidos.

Levando em conta a proximidade de suas bases no Afeganistão e Paquistão, "é mais provável que a Al-Qaeda lance um ataque terrorista na Europa do que nos Estados Unidos", afirmou.

"A França compreende que a Al-Qaeda operando em santuários que podem ser utilizados para ataques terroristas representa uma ameaça não apenas para os Estados Unidos, como também para a Europa".

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG