EUA não crêem que Coréia do Norte esteja reconstruindo usina nuclear

Washington 3 set (EFE).- O Governo dos Estados Unidos reconheceu hoje que a Coréia do Norte está movimentando equipamento previamente armazenado em sua usina nuclear de Yongbyon, mas ressaltou que, por enquanto, não parece que esteja tentando reconstruir seu principal reator.

EFE |

A imprensa informou hoje que a Coréia do Norte começou a reativar sua usina nuclear de Yongbyon, depois que no final de agosto anunciasse a suspensão do processo de desnuclearização, porém os EUA não confirmaram a informação.

"O que sei é que, baseado no que conhecemos a partir de nossa gente na região, não há um esforço de reconstrução, de reintegrar este equipamento na instalação de Yongbyon", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.

Segundo McCormack, o fato de a Coréia do Norte estar movimento equipamento previamente armazenado indica que "os norte-coreanos não estão avançando no processo (de desnuclearização) e não finalizaram seu trabalho para criar um regime de verificação".

McCormack explicou que as autoridades americanas não estão surpreendidas com as ações da Coréia do Norte.

Também não considerou que o processo de desnuclearização tenha fracassado ou sofrido um revés.

"Diria que está em um ponto neutro, porque não estamos avançando", disse McCormack, que ressaltou que todos os envolvidos sabem que "é importante ter paciência" neste processo. EFE cai/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG