arrombadores do Watergate - Mundo - iG" /

EUA: morre um dos arrombadores do Watergate

Bernard Leon Barker, um dos últimos arrombadores sobreviventes do caso Watergate e personagem central deste escândalo, que levou à renúncia do presidente americano Richard Nixon em 1974, faleceu na Flórida aos 92 anos de idade, anunciou o Miami Herald no sábado.

AFP |

Em junho de 1972, em plena campanha eleitoral americana, Baker e quatro colegas que trabalhavam para um escritório especial da Casa Branca foram surpreendidos ao entrar no quartel general do Comitê do Partido Democrata no complexo Watergate de Washington.

A equipe conhecida como os "arrombadores", assim chamados por terem sido encarregados de evitar vazamento de informação no Executivo, tinha a missão de instalar microfones para espiar os democratas.

Barker, filho de americanos residentes em Cuba, se alistou no exército americano durante a 2ª Guerra Mundial, participando em bombardeios aéreos na Alemanha. Quando o avião em que estava foi derrubado, ficou 18 meses em um campo de prisioneiros, contou o Herald.

Após a guerra, ele trabalhou para a Agência Central de Inteligência (CIA) e ajudou a organizar os exilados cubanos anticomunistas no sul da Flórida, grupo que participou na fracassada operação de Baía dos Porcos, em 1961.

Barker, que participou na tentativa de desembarque para derrubar Fidel Castro, conseguiu sobreviver e voltou para a Flórida, onde foi recrutado pela CIA para as operações especiais dos "bombeiros" da Casa Branca.

emp/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG