WASHINGTON - A Marinha americana está monitorando um navio norte-coreano suspeito de transportar armas, partes de mísseis, tecnologia sensível e material nuclear, dentro das novas sanções impostas pela ONU contra Pyongyang.

As fontes indicaram que a embarcação, de nome Kang Nam, é da Coreia do Norte e é conhecida por suas "repetidas infrações" ao transportar "material de proliferação". A embarcação chamou a atenção dos EUA quando deixou um porto norte-coreano na quarta-feira.

Este é o primeiro navio suspeito que a Marinha dos EUA acompanha desde que as Nações Unidas aprovaram uma nova rodada de sanções contra a Coreia do Norte.

O navio norte-coreano se encontra atualmente nas cercanias do litoral da China e está sendo observado continuamente pelos EUA pelo ar.

O chefe do Estado-Maior Conjunto americano, o almirante Michael Mullen, se recusou a entrar em detalhes sobre o acompanhamento e unicamente disse que "está muito claro que a resolução proíbe a Coreia do Norte de transportar este tipo de material".

Mullen explicou que a resolução das Nações Unidas prevê que os países tenham que solicitar a permissão do navio para poder inspecionar sua carga. Se o navio rejeitar, o país onde atracar estaria obrigado a inspecioná-lo.

A Coreia do Norte disse que qualquer esforço para deter ou abordar um de seus navios será considerado um ato de guerra.

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.