pacífica e negociada a crise em Honduras - Mundo - iG" /

EUA, México e Canadá pedem solução pacífica e negociada a crise em Honduras

Washington, 16 jul (EFE).- Os Estados Unidos, México e Canadá defenderam hoje uma solução pacífica e negociada à crise em Honduras e pediram a outros países que tenham um papel positivo no processo e que impeçam qualquer ação que possa gerar violência.

EFE |

Em declarações à imprensa, após a reunião trilateral entre a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, com a chanceler mexicana, Patricia Espinosa, e seu colega canadense, Lawrence Cannon, a chefe da diplomacia americana explicou que os três ministros discutiram a crise em Honduras em seu encontro.

Os EUA, México e Canadá reafirmaram seu compromisso com a restauração da ordem constitucional e democrática no país e sublinharam seu respaldo ao processo de diálogo mediado pelo presidente da Costa Rica, Óscar Arias.

Hillary, Patricia e Cannon também apoiaram "uma solução pacífica e negociada" à crise e pediram a "outros países que tenham um papel positivo para conseguir este objetivo e que impeçam qualquer ação que pudesse gerar violência".

Neste contexto, Patricia expressou o desejo dos Governos dos três países de que o processo de negociação "permita a volta da democracia em Honduras, sem nenhum tipo de derramamento de sangue, sem nenhum tipo de violência".

O líder costarriquenho convocou as partes para uma segunda rodada de conversas em San José, no sábado, onde pretende falar com as delegações do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e do interino, Roberto Micheletti, sobre a possibilidade de formar um Governo de reconciliação nacional e de uma eventual anistia. EFE cai/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG