portas abertas ao Irã, mas garante defesa de vizinhos - Mundo - iG" /

EUA mantêm portas abertas ao Irã, mas garante defesa de vizinhos

Phuket (Tailândia), 22 jul (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, declarou hoje que os Estados Unidos mantêm as portas abertas ao Irã, mas que o país está preparado para reforçar a defesa das nações vizinhas caso os iranianos insistam em desenvolver seu programa nuclear.

EFE |

"Manteremos a porta aberta (para negociar com o Irã), mas deixamos claro que empreenderemos ações, como disse várias vezes, trabalhando para melhorar a defesa de nossos parceiros na região", disse Hillary em Bangcoc durante uma entrevista ao canal estatal da televisão tailandesa.

A secretária de Estado americana chegou terça-feira à capital tailandesa e seguiu hoje até a ilha de Phuket para participar do fórum de segurança da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean, em inglês) junto com os chefes da diplomacia de outros 25 países e da União Europeia.

"Se os EUA estenderem um guarda-chuva defensivo na região, se fizermos mais para apoiar a capacidade militar dos países do Golfo (Pérsico), é improvável que o Irã seja mais forte ou seguro porque (seus dirigentes) não serão capazes de intimidar e dominar como aparentemente acham que poderão quando tiverem uma arma nuclear", argumentou Hillary.

Na semana passada, a chefe da diplomacia americana anunciou que seu país está preparado para dialogar com Teerã, mas advertiu que esta oferta não permanecerá na mesa para sempre.

O presidente americano, Barack Obama, propôs em março uma mudança de rumo nas relações com a República Islâmica após três décadas de enfrentamentos.

No entanto, Teerã resiste por enquanto a suspender seu programa nuclear, considerado por Washington como um disfarce para a fabricação de armas nucleares. EFE mfr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG