firme respaldo à missão da OEA em Honduras - Mundo - iG" /

EUA manifestam firme respaldo à missão da OEA em Honduras

Washington, 24 ago (EFE).- O Governo dos Estados Unidos expressou hoje seu firme respaldo às gestões da missão de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Honduras para tentar conseguir a assinatura do Acordo de San José, passo que considera imprescindível para resolver a crise no país.

EFE |

"Apoiamos firmemente sua visita", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, em entrevista coletiva, na qual explicou que o Governo americano, a pedido da OEA, forneceu à missão de alto nível um avião militar C-17 para que pudesse se deslocar de Miami a Tegucigalpa.

Os chanceleres chegaram hoje a Honduras para se reunir com diferentes autoridades hondurenhas e buscar, no marco do Acordo de San José, uma solução à crise que afeta o país desde o golpe de Estado que derrubou, em 28 de junho, o presidente Manuel Zelaya.

O Acordo de San José, promovido pelo presidente da Costa Rica, Óscar Arias, contempla a criação de um Governo de unidade e reconciliação nacional, liderado por Zelaya, a antecipação das eleições, uma anistia para os crimes políticos e uma comissão da verdade e outra de verificação, entre outros aspectos.

"A missão acontece em apoio e como uma contribuição complementar ao Acordo de San José. Consideramos que é imprescindível que todas as partes envolvidas apoiem este acordo e avancem em direção à resolução desta crise política", afirmou.

"Seguimos pensando que os hondurenhos merecem um acordo pacífico e negociado, com o qual todos podem se comprometer e que este plano representa a melhor oportunidade para este tipo de consenso", disse Kelly. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG