Os Estados Unidos liberaram 197 milhões de dólares para que o México ponha em marcha a Iniciativa Mérida contra o narcotráfico e o crime organizado, informou nesta quarta-feira, na capital mexicana, o embaixador americano Tony Garza.

"A assinatura da Carta do Acordo libera 197 milhões de dólares dos 400 milhões aprovados pelo Congresso dos Estados Unidos como fundos suplementares do ano fiscal de 2008", disse o diplomata após firmar o documento, ao lado do subsecretário mexicano para América do Norte, Carlos Rico.

Garza destacou que outros 136 milhões de dólares "já estão sendo aplicados por meio de cooperação militar e de fundos de apoio econômico".

Do restante dos 400 milhões de dólares, 43 milhões serão liberados pelo Congresso americano "assim que forem cumpridos certos requisitos internos", e outros 24 milhões serão destinados ao desenvolvimento e à administração da Inicitiva, destacou o embaixador.

A Iniciativa Mérida, aprovada pelo Congresso americano em junho passado, prevê fundos para a compra de helicópteros e de outros equipamentos bélicos para o combate ao narcotráfico no México e na América Central, totalizando 1,6 bilhão de dólares.

jg/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.