Iniciativa Mérida contra narcotráfico - Mundo - iG" /

EUA liberam US$ 197 mi para Iniciativa Mérida contra narcotráfico

Os Estados Unidos liberaram 197 milhões de dólares para que o México ponha em marcha a Iniciativa Mérida contra o narcotráfico e o crime organizado, informou nesta quarta-feira, na capital mexicana, o embaixador americano Tony Garza.

AFP |

"A assinatura da Carta do Acordo libera 197 milhões de dólares dos 400 milhões aprovados pelo Congresso dos Estados Unidos como fundos suplementares do ano fiscal de 2008", disse o diplomata após firmar o documento, ao lado do subsecretário mexicano para América do Norte, Carlos Rico.

Garza destacou que outros 136 milhões de dólares "já estão sendo aplicados por meio de cooperação militar e de fundos de apoio econômico".

Do restante dos 400 milhões de dólares, 43 milhões serão liberados pelo Congresso americano "assim que forem cumpridos certos requisitos internos", e outros 24 milhões serão destinados ao desenvolvimento e à administração da Inicitiva, destacou o embaixador.

A Iniciativa Mérida, aprovada pelo Congresso americano em junho passado, prevê fundos para a compra de helicópteros e de outros equipamentos bélicos para o combate ao narcotráfico no México e na América Central, totalizando 1,6 bilhão de dólares.

jg/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG