EUA lembram que resultados de eleições afegãs são preliminares

Washington, 16 set (EFE).- O Governo americano lembrou que os resultados publicados hoje pelas autoridades eleitorais afegãs, que deram a vitória ao atual presidente, Hamid Karzai, com 54,6% dos votos, são ainda preliminares.

EFE |

"Tomamos nota do anúncio dos resultados preliminares completos das eleições presidenciais, mas queremos enfatizar que são apenas preliminares", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly.

A apuração dos votos das eleições, realizadas em 20 de agosto, foi feita em meio a acusações de fraude por parte da oposição e de suspeitas do mesmo tipo de organismos internacionais.

A missão de observadores da União Europeia (UE) calcula que pode haver cerca de 1,5 milhão de votos fraudados, mas Kelly pediu que se espere com paciência pelos resultados finais.

Segundo os resultados divulgados hoje, Karzai conseguiu 3.093.256 votos, com os quais, ao superar a margem de 50%, evitaria a convocação de um segundo turno.

Já seu principal adversário, o ex-chanceler Abdullah Abdullah, teria obtido 1.571.581 votos (27,8%) do total. EFE elv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG