EUA: juíza Sonia Sotomayor encontra senadores no Capitólio

A juíza Sonia Sotomayor, designada pelo presidente Barack Obama para ocupar uma das nove cadeiras vagas da Suprema Corte, foi ao Capitólio nesta terça-feira, em Washington, para encontrar os principais líderes do Senado que devem se pronunciar sobre sua nomeação.

AFP |

Na manhã de terça-feira, a advogada, que se tornará, se for confirmada pelo Senado, a primeira mulher de origem hispânica a ocupar esta função, encontrou o líder da maioria democrata Harry Reid.

Ela apareceu sorridente ao lado de Reid na saída da reunião e evitou responder aos jornalistas sobre como havia sido o encontro.

Reid destacou à imprensa as qualidades de Sotomayor, que estudou nas universidades americanas de Princeton e de Yale. "Não poderíamos ter ninguém mais bem qualificado", disse, acrescentando que a história de sua vida é "fascinante".

O presidente Obama havia pedido aos parlamentares uma rápida confirmação de Sotomayor, qualificando esta última de "justa, imparcial e inteiramente dedicada" à justiça, sábado em sua alocução semanal.

Sonia Sotomayor, 54 anos, foi designada pelo presidente na semana passada para substituir o juiz David Souter que se retira da vida pública.

Na terça-feira, ela deve também encontrar outros senadores cujo papel é considerado capital no processo de nomeação.

Assim, ela deve falar com o líder da minoria republicana Mitch McConnell, com o presidente democrata da comissão Judiciária Patrick Leahy e o dirigente republicano desta comissão Jeff Sessions.

Leahy defendeu nesta terça-feira a advogada que foi criticada por republicanos. "Ela disse que algumas destas críticas eram malevolentes". Ela já havia sido considerada "racista invertida".

Questionada sobre o conteúdo de sua conversa com Sotomayor, Leahy respondeu: "ela disse que há uma só lei, e que um juiz deve seguir a lei. Estou convencido de que ela seguirá a lei como sempre o fez".

emp/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG