EUA já têm 286 casos de gripe, em 36 Estados

Por Maggie Fox WASHINGTON (Reuters) - O novo vírus H1N1 da gripe suína já contaminou 286 pessoas em 36 Estados dos EUA, e provavelmente chegará a todos os Estados norte-americanos, disse na segunda-feira o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) do país.

Reuters |

A maior parte dos casos é branda, mas 35 exigiram hospitalização, disse Richard Besser, diretor interino do CDC, em entrevista. A única morte nos EUA até agora continua sendo a de um bebê mexicano que estava em visita ao Texas, na semana passada.

No México, as autoridades se disseram otimistas com a continuidade do declínio no surgimento de novos casos, mas está claro que a doença, até recentemente desconhecida, continua se alastrando em outros países.

Besser disse que a difusão do vírus está tão clara que o CDC precisou recuar das suas recomendações para submeter as pessoas a exames, de modo que as autoridades possam concentrar melhor seus recursos.

"Estamos vendo mais de 700 casos prováveis em 44 Estados", disse Besser. Até agora, segundo ele, 99 por cento dos casos prováveis foram confirmados em exames adicionais.

"Isso provavelmente subestima o total de casos nos EUA", disse Besser, lembrando que muita gente com sintomas de gripe --febre, tosse, dores musculares-- nem está sendo submetida a exames.

De acordo com Besser, o CDC está até mesmo reconsiderando a estratégia de fechar escolas onde houve casos. Mais de 500 escolas dos EUA já suspenderam suas atividades, para evitar que as crianças transmitam a doença. Agora se descobriu que o vírus pode ser brando como uma gripe comum, que raramente mata crianças.

"Parece que o vírus já está bastante estabelecido dentro dessas comunidades", disse Besser. "Então estamos analisando a orientação para fechar escolas."

Isso não significa que o vírus seja inofensivo, afirmou ele. A gripe comum contamina cerca de 30 milhões de norte-americanos por ano (cerca de 10 por cento da população), levando 200 mil aos hospitais e matando 36 mil.

"Pessoas são hospitalizadas e morrem todos os anos com a gripe sazonal", disse Besser. O novo vírus já matou pessoas no México e pode matar em outros países, acrescentou ele.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG