EUA investigam venda de documentos secretos em consulado de Jerusalém

Washington, 28 jan (EFE).- Os Estados Unidos investigam uma falha de segurança no consulado do país em Jerusalém, capital de Israel, onde teriam sido leiloados arquivos com centenas de documentos secretos, informou hoje o Departamento de Estado.

EFE |

"Os documentos foram devolvidos. Estamos analisando-os e investigando o caso", explicou hoje o porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood, em entrevista coletiva.

A venda dos documentos veio à tona em uma notícia divulgada no site da "Fox". O canal de televisão informou que centenas de arquivos com números de Previdência, contas bancárias e informação governamental "sensível" foram encontrados em um arquivo leiloado em 2005 pelo consulado de Jerusalém.

Um israelense com nacionalidade americana que comprou o móvel disse ter ficado perplexo ao encontrar documentos com informação secreta dentro de suas gavetas.

O consulado não soube da distração até que os jornalistas de Fox informaram às autoridades, que em um primeiro momento negaram o fato.

As pastas para guardar papéis continham números de previdência de fuzileiros navais e funcionários do Departamento de Estado destacados em Israel, além de documentação sobre os fundos destinados a programas "sensíveis" na região.

Entre os papéis também havia um documento secreto que descrevia a briga de um fuzileiro com uma mulher israelense em um bar de Jerusalém.

Uma pessoa identificada apenas como "Paula" contou à "Fox" que o responsável de Segurança no consulado americano pediu a devolução dos documentos e, ao ouvir uma negativa, solicitou a intervenção da Polícia israelense para recuperá-los.

Sob ameaça de acusações criminais, "Paula" entregou o conteúdo ao consulado, mas não sem antes passá-lo à imprensa.

De acordo com a rede de televisão, o consulado americano em Jerusalém organiza habitualmente leilões de móveis que já não usa mais. EFE cai/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG