EUA investigam se criança controlou tráfego do aeroporto de NY

A Administração Federal de Aviação Civil americana (FAA, em inglês) investiga se uma criança deu instruções via rádioda torre de controle do aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, a um piloto de avião.

EFE |

A rede de televisão "Fox" obteve a gravação do momento em questão, no último dia 17, e o reproduziu em seus noticiários e site.

Ao saber do fato, a FAA divulgou nota informando que abriria uma investigação e lamentou o comportamento dos funcionários do terminal aéreo. "Não é aceitável e não demonstra o profissionalismo esperado", afirmou o organismo.

Na gravação é possível ouvir a voz de uma criança falando com pilotos diretamente da torre de controle do aeroporto, acompanhada de um adulto.

"Isto é o que acontece quando crianças não vão à escola", disse o homem, aparentemente o controlador que estava supervisionando esta operação. Pouco depois a criança volta e fala "adeus, amigo", em espanhol, e tem a mesma resposta de um adulto.

O aeroporto internacional John F. Kennedy é um dos mais movimentados do mundo, com milhares de pousos e decolagens. Na torre de controle, sob forte esquema de segurança, é permitida apenas a entrada de controladores autorizados.

O sindicato de controladores também lançou nota condenando a atitude daqueles que permitiram esta situação, afirmando que este incidente "não cumpre os altos padrões profissionais que os controladores exigem deles mesmos". "Fatos como este prejudicam os avanços diariamente buscados para a segurança na aviação", relatou o comunicado.

Assista ao vídeo da Fox News com o áudio da torre de controle (em inglês):

Leia mais sobre aeroporto

    Leia tudo sobre: aeroporto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG