gripe suína - Mundo - iG" /

EUA informam 13.217 doentes e 27 mortos pela gripe suína

Washington- A gripe suína afetou, até o momento, 13,217 mil pessoas nos Estados Unidos, das quais cerca de mil tiveram que ser hospitalizados e 27 morreram, informou nesta quinta-feira o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês).

EFE |

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje uma pandemia pela propagação do vírus A (H1N1) e o diretor do CDC, Thomas Frieden, disse, em uma conferência por telefone, que "isso não é uma surpresa".

A OMS "esperou até que teve suficiente documentação sobre a presença do vírus em diferentes regiões do mundo", acrescentou Frieden.

"Trata-se de uma cepa do vírus da gripe para a qual a maioria dos humanos não têm imunidade e que é transmitida de pessoa a pessoa ao redor do mundo", acrescentou o diretor do CDC.

"Mas esta gripe, esta situação, não está nem perto do nível da gripe espanhola de 1918", disse.

A declaração de pandemia pela OMS não significa que esta seja uma gripe mais grave ou mortífera, mas "somente que está se propagando a mais partes do mundo", acrescentou.

"Mas, mesmo assim, é importante esta declaração, porque significa que o vírus está aqui, entre nós, que está se propagando, e devemos acentuar nossos esforços para responder", disse Frieden.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripesuina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG