Washington, 17 out (EFE).- O Governo americano incluiu seis países europeus e a Coréia do Sul em sua lista de nações cujos cidadãos estão isentos de solicitar visto se viajarem aos EUA por razões de negócio ou de turismo, para uma estadia menor que 90 dias.

A Casa Branca anunciou hoje que os países europeus são Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Estônia, Letônia e Lituânia.

Estes países se somam aos 27 já incluídos neste programa, do qual participa a maioria dos membros da União Européia (UE) e que exige que seus integrantes tenham passaportes biométricos e se comprometam a compartilhar dados de segurança com os EUA Além disso, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirmou que o presidente americano, George W. Bush, apóia que sejam incluídos também nesse programa Bulgária, Chipre, Grécia, Malta, Polônia e Romênia, cuja participação está em fase de estudo.

"Estender essa oportunidade a alguns de nossos aliados mais próximos aprofunda nossa amizade e melhora a segurança de nossos países", afirmou hoje Bush, em uma breve cerimônia nos jardins da Casa Branca.

"Acho que a melhor política externa para os EUA é uma que deixa que as pessoas de outros países conheçam o nosso em primeira mão", acrescentou.

Na cúpula entre EUA e União Européia (UE) de junho em Brdo (Eslovênia), Washington se comprometeu a eximir de vistos todos os cidadãos dos 27 países da União Européia até 2009.

A UE anunciou que, se esse prazo não for respeitado, tomará medidas, como restabelecer temporariamente o visto obrigatório para os residentes americanos com passaporte diplomático. EFE mv/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.