EUA incluem grupo grego em lista de organizações terroristas

Washington, 18 mai (EFE).- Os Estados Unidos incluíram na lista de organizações terroristas estrangeiras o grupo grego Luta Revolucionária, responsável por vários atentados contra alvos gregos e americanos, informou hoje o Departamento de Estado dos EUA.

EFE |

Por outro lado, o Governo americano retirou da lista outro grupo grego, o Núcleo Revolucionário, após concluir que as circunstâncias que serviram de base para apontá-lo inicialmente como organização terrorista estrangeira mudaram.

No entanto, manteve na lista negra o grupo 17 de Novembro, também da Grécia.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, tomou esta decisão após concluir uma revisão das designações de organizações terroristas estrangeiras requerida a cada cinco anos pela Lei de Imigração e Nacionalidade (INA, em inglês).

A chamada lista negra de grupos terroristas de Washington tem um papel crucial na luta antiterrorista e é uma ferramenta efetiva para frear o apoio ao terrorismo e pressionar essas organizações a abandonarem suas atividades.

A designação como grupo terrorista estrangeiro significa a proibição para empresas e pessoas físicas de fornecer apoio material ou recursos às organizações e o congelamento das propriedades e ativos que as redes têm nos Estados Unidos. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG