EUA: Hillary Clinton critica Obama durante debate sobre fé e valores

A candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton criticou novamente neste domingo seu adversário Barack Obama, por ocasião de um debate sobre a fé e os valores no Messiah College de Pensilvânia.

AFP |

    Neste "Foro da compaixão" transmitido ao vivo pela rede CNN, a ex-primeira-dama voltou a denunciar as declarações de seu rival democrata sobre a "amargura" das classes populares, declarações que descreveu como "elitistas, inadequadas e condescendentes".

    Hillary Clinton deu a entender que seu adversário não respeitava as pessoas que buscam conforto na religião. "O Partido Democrata foi visto como um movimento que não entende e não respeita os valores e o modo de viver de muitos cidadãos americanos", afirmou, apresentando-se como uma pessoa que sempre sentiu "a presença de Deus" em sua vida.

    A religião exerce um papel crucial na vida política americana, e uma esmagadora maioria de eleitores admite que nunca votaria em um candidato ateu.

    Convidado a falar logo depois de Hillary, Obama admitiu ter pronunciado declarações infelizes, "como acontece freqüentemente numa campanha presidencial". Porém, insistiu, "a religião constitui um oásis quando todas as outras coisas não vão bem. Ele explicou que não teve a intenção de criticar os crentes, mas reafirmou que as pessoas atingidas pela crise sentem "amargura", pois têm a sensação de que o governo não dá ouvidos a elas.

    A polêmica foi deflagrada por uma declaração proferida por Obama no fim de semana passado durante um comício em San Francisco.

    "Em algumas pequenas cidades da Pensilvânia, os empregos desapareceram há 25 anos e não foram substituídos. As pessoas ficaram amargas, e se aferraram às armas de fogo, à religião ou à antipatia com todos os que são diferentes deles" para extravasar sua amargura, declarou Obama, segundo um vídeo pirata gravado durante o comício e divulgado na internet.

    Leia mais sobre: eleições nos EUA

      Leia tudo sobre: eleições nos eua

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG