EUA: guerra no Afeganistão será mais cara que a do Iraque em 2010

O orçamento americano consagrado à guerra no Afeganistão, uma das prioridades do presidente Barack Obama, vai pela primeira vez, em 2010, ultrapassar o custo da guerra no Iraque, segundo cifras apresentadas nesta quinta-feira pelo Pentágono.

AFP |

Além do orçamento da defesa de 533,7 bilhões de dólares, a Casa Branca pede para 2010 uma quantia suplementar de 130 bilhões de dólares para financiar as guerras no Iraque e no Afeganistão em 2010 - 65 bilhões de dólares para as operações no Afeganistão e 61 bilhões de dólares para as do Iraque, anunciou o vice-almirante Steve Stanley, diretor de recursos do Estado Maior americano.

"Os 65 bilhões de dólares para o Afeganistão, representam mais que os 61 bilhões de dólares reclamados para o Iraque", declarou ele durante uma entrevista à imprensa.

No total, 136.000 soldados americanos estão atualmente mobilizados no Iraque, mas devem se retirar progressivamente do país até o final de 2011, segundo o acordo de segurança assinado entre Washington e Bagdá em 2008.

Paralelamente, o presidente Obama ordenou o envio de 21.000 soldados suplementares ao Afeganistão, onde o contingente americano deverá atingir 68.000 homens até o final do ano.

dab/cel/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG