EUA garantirão segurança de Israel para que país nunca desapareça, diz Bush

Jerusalém - O presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, disse hoje no Parlamento israelense que seu país se encarregará de garantir a segurança de Israel para que o Estado judeu nunca desapareça.

EFE |

"Masada nunca voltará a cair. Os Estados Unidos estarão a seu lado", disse Bush, arrancando aplausos na Câmara ao fazer referência a essa fortaleza e foi o último reduto de resistência judaica frente ao Império Romano, há dois mil anos. Bush visitou a fortaleza nesta quinta-feira, ao lado do primeiro-ministro israelense Ehud Olmert.

Bush lembrou que, atualmente, os soldados israelenses fazem juramento à bandeira prometendo que a Masada não voltará a cair.

AFP
Bush e Olmert visitam fortaleza histórica em Jerusalém
Bush e Olmert visitam fortaleza histórica em Jerusalém: "Masada nunca voltará a cair"

O presidente americano também recebeu uma longa ovação quando pronunciou em hebraico as palavras "Feliz Dia da Independência". Ao lembrar Ariel Sharon, disse que "as orações do povo americano" estão com o ex-primeiro-ministro israelense, em coma há dois anos.

Em discurso cheio de referências históricas e religiosas, e no qual apelou em várias ocasiões aos desígnios divinos, Bush reiterou sua amizade profunda e compromisso com Israel, país que qualificou como um "exemplo de democracia para todo o Oriente Médio".

Em uma dimensão política mais atual, se referiu à ameaça de um Irã nuclear, ao afirmar que "o mundo não pode permitir que o Irã tenha armas nucleares, pelo bem da paz mundial".

Também criticou duramente o Hisbolá, o Hamas e a Al Qaeda, e descreveu a situação como "uma velha batalha entre o bem e o mal", na qual todos esses movimentos "serão derrotados".

Leia mais sobre: Israel

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG