EUA expressam intenção de trabalhar com novo Governo japonês

Washington, 30 ago (EFE).- Os Estados Unidos felicitaram hoje o Japão pela histórica eleição e asseguraram que trabalharão de perto com o novo Governo japonês em um amplo leque de desafios globais, como a desnuclearização da península coreana.

EFE |

O opositor Partido Democrático (PD) venceu de maneira esmagadora nas eleições gerais realizadas hoje no Japão e Yukio Hatoyama será o próximo primeiro-ministro, o que encerra um capítulo na hegemonia que teve, durante meio século, o Partido Liberal-Democrático (PLD), de Taro Aso.

Em comunicado, a Casa Branca disse que os Estados Unidos aguardam a formação do novo Governo, após uma "histórica eleição em uma das principais democracias no mundo", e expressou confiança em que a aliança e estreita colaboração entre os países "continuará florescendo sob a liderança do próximo Governo de Tóquio".

O presidente americano, Barack Obama, espera "trabalhar de perto" com o novo primeiro-ministro do Japão em assuntos bilaterais, regionais e globais, explicou.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, acrescentou que os "Estados Unidos esperam realizar consultas, estreitas e adiantadas, com o novo Governo em uma ampla gama de desafios e oportunidades globais".

"A aliança entre EUA e Japão é chave para a busca da paz e a estabilidade na região do Pacífico asiático, e na promoção de valores compartilhados no mundo todo", afirmou. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG