mais efetivos contra a Al-Qaeda, graças a melhores informações - Mundo - iG" /

EUA estão mais efetivos contra a Al-Qaeda, graças a melhores informações

Os Estados Unidos perseguem de maneira mais efetiva a rede Al-Qaeda, graças às informações acumuladas no decorrer dos anos, declarou nesta terça-feira o chefe da Inteligência norte-americana, Dennis Blair, no dia seguinte à eliminação de um líder da rede na Somália.

AFP |

"O que realmente permitiu aumentar a segurança das nações foi o acúmulo de informações sobre a Al-Qaeda e seus grupos afiliados, que nos permite ser mais efetivos", disse durante uma teleconferência.

"Isso ocorre graças a uma compreensão muito mais ampla e sofisticada do adversário, adquirida no decorrer dos últimos anos", acrescentou.

O queniano Saleh Ali Saleh Nabhan, suspeito de ter participado dos atentados de Mombasa (sudeste do Quênia) em 2002 reivindicados pela Al-Qaeda, foi morto na segunda-feira durante uma incursão com helicópteros das Forças Armadas norte-americanas no sul da Somália.

Desde julho de 2008 foram mortos mais de dez líderes da Al-Qaeda ou de grupos ligados à rede de Osama Bin Laden, entre eles Abu Khabab al-Masri, especialista em armas químicas e biológicas do grupo, e Baitullah Mehsud, líder dos talibãs paquistaneses.

ag-dab/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG