EUA esperam resposta cubana a oferta de diálogo sobre migração

Washington, 29 mai (EFE).- O Governo dos Estados Unidos ainda não recebeu uma resposta formal de Cuba a sua oferta de retomar as conversas sobre assuntos migratórios, suspensas em 2004, e espera que isso aconteça em breve.

EFE |

"Oferecemos a Cuba retomar o diálogo sobre imigração. Vimos algumas respostas positivas em público, mas não recebemos uma reação formal ainda", explicou hoje um alto funcionário do Departamento de Estado, que acrescentou que espera que o Governo de Raúl Castro apresente uma resposta em "um futuro próximo".

O objetivo das conversas com Cuba seria revisar as tendências recentes na emigração ilegal cubana para os EUA e melhorar a relação operacional com Cuba nesta matéria.

Esta troca seria, o primeiro passo em direção a "um futuro diálogo mais extenso com Cuba sobre outros assuntos de interesse mútuo", indicou o alto funcionário.

"Baseando-se nas declarações públicas de Raúl Castro, o Governo americano considera evidente que o esforço de Cuba em criar algum tipo de relação com os EUA é importante para a ilha", acrescentou.

EFE cae/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG