EUA esperam que novo Governo israelense persiga caminho da paz

Washington, 11 fev (EFE).- O Governo dos Estados Unidos disse hoje que espera que o novo Governo de Israel continue buscando um caminho para a paz no Oriente Médio.

EFE |

"Israel é uma democracia notável e está no meio de um processo constitucional para formar um Governo (...) esperamos que o novo Governo continue perseguindo um caminho para a paz, e não tenho motivos para pensar que o novo Executivo não fará isso", disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado americano, Robert Wood.

"Temos uma forte agenda com o Governo de Israel e desejamos impulsioná-la com o novo Executivo", acrescentou.

O porta-voz não quis especular sobre as possibilidades de formação do Governo de Israel, ao sustentar que esta decisão não corresponde à Administração americana.

A atual ministra de Exteriores de Israel, Tzipi Livni, e o conservador Benjamin Netanyahu iniciaram hoje os contatos para formar o novo Governo do Estado judeu, depois da pequena diferença entre os dois nas eleições de ontem.

Com 99% dos votos apurados, o partido de centro Kadima, de Livni, aparece em primeiro, com 28 cadeiras das 120 que compõem o Parlamento israelense, seguido pelo de direita Likud, de Netanyahu, com 27.

Perguntado pela preocupação de alguns aliados árabes sobre Avigdor Lieberma, líder do terceiro partido mais votado no pleito de ontem, o ultradireitista Yisrael Beiteinu, Wood disse que "não corresponde aos EUA fazer este tipo de avaliação".

"Esta é uma decisão que os israelenses terão de tomar. Uma vez que o novo Governo esteja formado, independentemente de estiver nele, trabalharemos com esse Governo", afirmou. EFE cae/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG