EUA esperam progresso de tratado nuclear com viagem de Obama a Moscou

Os Estados Unidos esperam que haja progressos que permitam o avanço das negociações de um novo tratado de desarmamento nuclear até o fim do ano durante a visita do presidente, Barack Obama, a Moscou, indicou um oficial americano neste domingo.

AFP |

"Espero que haja um anúncio", disse à imprensa Gary Samore, coordenador da Casa Branca para armas de destruição em massa.

"Os negociadores resolveram algumas diferenças, identificaram temas cruciais, e acredito que será possível que os dois presidentes (Obama e Dmitri Medvedev) tenham uma boa discussão - e, tomara, cheguem a um acordo" em determinadas questões.

"Certamento não haverá concordância sobre o acordo final (...), mas acho que vocês verão um anúncio que indicará algum progresso em direção ao objetivo" até o fim do ano, estimou Samore.

Obama chega a Moscou na segunda-feira, numa tentativa de chegar a um acordo para a redução do arsenal de armas de destruição em massa e do trânsito militar por parte dos dois países, que no ano passado atravessaram uma crise de relações diplomáticas.

lal/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG