EUA: envio de novas tropas no Afeganistão é impopular (Pelosi)

A presidente da Câmara dos Representantes americana, Nancy Pelosi, afirmou nesta quinta-feira que a ideia de enviar novas tropas ao Afeganistão teria pouco apoio entre os americanos e seus representantes no Congresso.

AFP |

"Não acho que há muito apoio no país ou no Congresso para o envio de mais tropas ao Afeganistão", declarou nesta quinta-feira durante entrevista coletiva semanal à imprensa.

Pelosi indicou aos jornalistas que ainda não foi informada sobre a nova estratégia americana no Afeganistão, elaborada pelo novo comandante das forças da Otan neste país, o general Stanley McChrystal.

A líder democrata também indicou que está mais interessada no trabalho da administração do presidente Barack Obama em um relatório que deve ser enviado ao Congresso em 24 de setembro sobre a situação no Afeganistão.

No Senado, o democrata Russell Feingold pediu ao presidente Obama que estabeleça um calendário de retirada.

Obama, que já autorizou o envio de 21.000 soldados americanos extras ao Afeganistão, deve se pronunciar nas próximas semanas sobre o envio de novos reforços, pois a situação no terrório continua piorando.

Agosto de 2009 foi o mês mais sangrento para o exército americano desde o início da guerra no fim de 2001 e, segundo pesquisa recente quase seis americanos em 10 foram contra a guerra no Afeganistão.

ok-emp/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG