O Pentágono anunciou nesta terça-feira que enviará ao Iraque em 2010 novas tropas, para treinar e assessorar os soldados iraquianos antes da saída das forças americanas, em agosto do mesmo ano.

Ao menos 14 mil soldados, de quatro "brigadas de assessoramento e assistência", viajarão no início do outono boreal na qualidade de primeiros efetivos de uma força militar dos Estados Unidos que permanecerá no Iraque após a saída do contingente de ocupação, informou à imprensa o porta-voz do Pentágono Bryan Whitman.

"A missão destas unidades será treinar e assessorar as forças de segurança iraquianas, dirigir missões coordenadas contra o terrorismo e proteger as obras civis e militares em marcha no Iraque".

Pelo menos 50 mil soldados americanos permanecerão no território iraquiano após agosto de 2010, e apenas em 2011 a retirada será total.

As novas brigadas terão engenheiros, membros da polícia militar, especialistas em transportes e outros militares capazes de colaborar com a formação do Exército Iraquiano, destacou o porta-voz.

ddl/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.