EUA enviarão 80 pessoas à missão civil européia no Kosovo

Bruxelas, 21 out (EFE).- Os Estados Unidos assinarão amanhã com a União Européia (UE) a participação de cerca de 80 funcionários na missão civil européia no Kosovo, na primeira vez em que Washington se junta a uma operação européia deste tipo.

EFE |

A maioria dos americanos atuará com policiais e juízes, em uma missão que será formada por cerca de 1,9 mil pessoas, indicaram fontes européias.

O secretário de Estado adjunto americano para Assuntos Europeus e Asiáticos, Dan Fried, assinará amanhã a participação de Washington na missão.

A UE aprovou o envio de sua missão Eulex dois meses antes da autoproclamação da independência kosovar, em 17 de fevereiro, com o objetivo de ajudar na construção do aparelho judicial e policial nesse território, cuja independência a Sérvia rejeita firmemente.

Até agora, chegaram ao Kosovo cerca de 400 integrantes desta missão européia, cuja rápida mobilização encontra a resistência dos sérvios, já que Belgrado considera ilegal a missão européia, porque não foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU. EFE rcf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG