EUA enviam ao Kosovo subsecretário de Estado para defender missão da UE

Pristina, 17 nov (EFE) - Os Estados Unidos enviaram hoje a Pristina o subsecretário de Estado, Daniel Fried, em uma tentativa de impulsionar as negociações sobre o envio da missão civil da União Européia (Eulex) a essa ex-província sérvia, independente desde fevereiro. A Eulex deveria ser desdobrada o mais rápido possível. Existem algumas dúvidas sobre o plano de seis pontos, mas o principal assunto é colocar a Eulex em andamento, disse Fried em entrevista coletiva, após uma primeira reunião com a cúpula albano-kosovar.

EFE |

"No final, os seis pontos são uma medida provisória. Os dois (EUA e Kosovo) coincidimos em que a Eulex deve ser instalada", afirmou o representante do Departamento de Estado americano.

Há uma semana, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou a um acordo com a Sérvia sobre os termos do envio de dois mil especialistas, policiais, juízes e funcionários de alfândegas da UE.

O plano de seis pontos é rejeitado pelos albano-kosovares, que o consideram contrário à sua soberania, já que prevê uma Administração paralela entre albano-kosovares e servo-kosovares.

A proposta prevê que a Polícia e alfândega sérvia do Kosovo não dependam da Eulex, e sim da Administração interina da ONU (Unmik), que baseia seu mandato na resolução 1.244 do Conselho de Segurança da ONU, na qual estipula-se que o Kosovo segue fazendo parte da Sérvia.

O presidente do Kosovo, Fatmir Sejdiu, reiterou hoje que o plano de Ban continua sendo "inaceitável" para Pristina.

Enquanto isso, 15 ONGs e movimentos cívicos do Kosovo anunciaram para quarta-feira uma grande manifestação contra o plano de Ban. EFE am/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG