EUA entregam ao Iraque 39 importantes membros do regime de Saddam

Bagdá, 17 dez (EFE).- O Exército americano entregou 39 prisioneiros iraquianos - antigos membros do regime do ditador Saddam Hussein - ao Governo do Iraque, informou o comando militar dos Estados Unidos.

EFE |

Os reclusos, considerados importantes pelo Exército, foram transferidos da base militar dos EUA de Camp Cropper, próxima ao aeroporto de Bagdá, a uma prisão controlada pelas autoridades iraquianas, segundo um comunicado.

O ex-vice-primeiro-ministro Tareq Aziz e o primo do próprio ditador Ali Hassan al-Majid, mais conhecido como "Ali Químico", que foi ministro da Defesa, estão entre os membros de alto escalão do regime de Saddam que estão sob custódia dos EUA.

Segundo o comando militar dos EUA, a transferência é um reconhecimento de que os tribunais iraquianos e o sistema penitenciário estão preparados para reter e julgar estes indivíduos de acordo à lei.

Na nota, os EUA explicam que atualmente há cerca de 15.500 réus em prisões da coalizão multinacional no Iraque, frente aos 26.000 que estavam nesses mesmos centros em novembro de 2007.

Desde o início de 2008, quase 18.000 reclusos foram postos em liberdade no Iraque. EFE sy/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG