EUA entrega helicópteros ao México para combater o narcotráfico

O governo dos Estados Unidos entregou nesta terça-feira ao México cinco helicópteros de vigilância avaliados em 66 milhões de dólares como parte da Iniciativa Mérida, o programa comum de combate ao narcotráfico, anunciaram autoridades dos dois países.

AFP |

Os cinco helicópteros Bell "são muito importantes no âmbito desta cooperação", declarou John Brennan, assessor da Casa Branca para assuntos ligados à segurança interna e ao contraterrorismo, durante a cerimônia de entrega dos aparelhos, nas instalações aeroportuárias do Exército do México na capital.

Os helicópteros não têm poder de fogo e são destinados a apoiar operações táticas do exército, destacou Julian Ventura, vice-ministro das Relações Exteriores com a América do Norte.

Três anos depois de seu lançamento, a Iniciativa Mérida, assinada pelos presidentes George W. Bush e Felipe Calderon em março de 2007, permitiu a transferência para o México de equipamentos militares de um valor de 82 milhões de dólares. O Congresso americano aprovou uma verba de 1,1 bilhão para o período entre 2008 e 2010.

Os Estados Unidos ainda devem enviar em breve três caças e três helicópteros Black Hawk.

A intensificação da violência dos cartéis mexicanos, responsáveis por mais de 14.000 homicídios nos últimos três anos, acontece principalmente na fronteira com os Estados Unidos.

Brennan admitiu que Washington também tem que fazer a sua parte na guerra contra as organizações criminosas do México.

lp/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG