EUA encobriram corrupção no Iraque, dizem ex-altos funcionários

Washington, 12 mai (EFE) - A Administração dos Estados Unidos sabia de casos de corrupção no Governo do Iraque no ano passado, não fez nada para impedi-los e tentou escondê-los do Congresso, denunciaram hoje dois ex-altos funcionários. Os esforços da embaixada contra a corrupção, incluindo sua peça central, o agora extinto Escritório de Supervisão e Transparência (OAT, sigla em inglês), foram mais uma medida para disfarçar, disse o ex-juiz americano Arthur Brennan. Brennan, que dirigiu o OAT por um curto período de tempo em 2007, fez sua denúncia perante o Comitê de Política da bancada democrata no Senado. Ele revelou que esse Escritório fez, em janeiro de 2007, um estudo sobre a corrupção nos 31 ministérios iraquianos, que foi atualizado em julho, mas sobre o qual não recebeu qualquer resposta do Departamento de Estado americano. Quando o Comitê de Supervisão e Reforma Governamental da Câmara Baixa se interessou por ele, o Departamento de Estado o qualificou de segredo de forma retroativa para que não viesse à luz, afirmou Brennan. Também disse que representantes do Departamento de Estado dos EUA impediram que um investigador desse Comitê se reunisse com representantes do OAT em Bagdá, a quem disseram que estavam muito ocupados. Na verdade, estavam vendo filmes no computador, porque não tinham nada para fazer depois que o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, eliminou a Comissão de Integridade Pública do Iraque, uma agência de investig...

EFE |

Tanto Mattil como Brennan afirmaram que é provável que parte do dinheiro desviado tenha terminado nas mãos das milícias xiitas de Moqtada al-Sadr, um inimigo dos Estados Unidos.

O Departamento de Estado desmantelou o OAT em dezembro, depois que vazaram algumas de suas acusações contra o Governo de Maliki.

Antes, tinha agraciado o Escritório com a medalha de Honra ao Mérito, lembrou Mattil. EFE cma/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG