EUA emitem alerta de viagem ao Quirguistão

Washington, 9 abr (EFE).- O Governo americano emitiu hoje um alerta de viagem ao Quirguistão por causa dos distúrbios antigovernamentais desencadeados na quarta-feira passada em várias cidades que se estenderam até a capital, Bishkek.

EFE |

O Departamento de Estado assinala que a ameaça de acontecerem mais distúrbios violentos continua e pede a seus cidadãos que evitem viajar ao país "até que melhorem as condições de segurança".

O alerta será mantido até o dia 9 de maio.

O Governo americano pede a seus cidadãos que estejam atentos aos protestos em Bishkek e outras cidades já que continuam os incêndios e saques, as ruas às vezes ficam bloqueadas por grandes grupos de pessoas e algumas estradas de entrada e saída à capital estão fechadas.

As autoridades pedem que as medidas de segurança pessoais sejam extremadas, os lugares onde haja manifestações evitados - incluindo os protestos pacíficos - e que se permaneça em casa, sobretudo à noite.

O porta-voz do Departamento de Estado de EUA, Philip Crowley, assinalou que embora "ainda haja um pouco de violência, a ordem esteja sendo restaurada gradualmente" e reiterou o pedido do Governo americano aos quirguizes para que "se resolva a situação pacificamente".

Crowley avaliou os passos dados pelo Governo interino liderado por Rosa Otunbayeva, que iniciou hoje consultas com Rússia, Organização sobre a Segurança e a Cooperação na Europa (Osce) e as Nações Unidas (ONU) para evitar a explosão de um conflito civil, após a derrocada do presidente Kurmanbek Bakiyev.

"Damos as boas-vindas a seu compromisso com um processo interino de seis meses que levará a novas eleições e a um Governo democrático no Quirguistão", assinalou o porta-voz, mostrando o apoio dos EUA ao povo quirguiz.

Consultada sobre uma promessa prévia da oposição de convocar eleições em seis meses em uma entrevista à rede "Al Jazira", Rosa respondeu que esse passo chegaria "tão breve quanto se normalize a vida no país". EFE elv/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG