EUA elogiam luta do Brasil contra a pirataria

San Francisco, 19 fev (EFE).- O trabalho do Governo federal contra a pirataria foi elogiado no relatório publicado esta semana pela IIPA (sigla em inglês para Associação Internacional da Propriedade Intelectual), a agência dos Estados Unidos que vela pela proteção dos direitos autorais.

EFE |

Segundo a agência, o Brasil "trabalhou ativamente com o setor privado para implantar estratégias contra a pirataria, e manifestou em quase todos os casos uma clara valorização da importância de proteger a propriedade intelectual".

No entanto, a IIPA disse que "ainda há muito a fazer na luta contra a pirataria no Brasil, como no caso das fotocópias de materiais acadêmicos nas universidades".

O organismo também criticou a demora da Justiça brasileira em julgar os casos envolvendo pirataria.

"É necessário que o saturado sistema judiciário brasileiro sentencie casos com mais rapidez e com menos obstáculos de procedimento".

Apesar de elogiar o desempenho do Brasil, a agência dos EUA criticou a luta contra a pirataria em vários outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

O estudo critica especialmente o crescimento da pirataria na Internet e a venda de CDs e DVDs piratas.

Como exemplo, afirmou que a Argentina "deveria, há tempos, ter reformado sua lei de direitos autorais".

A cópia ilegal de livros e material didático é também uma prática frequente na Colômbia e Peru, segundo o relatório.

A IIPA recomendou especial atenção em 2009 aos problemas de pirataria de música e livros, e pediu "uma maior ação para reduzir essas atividades ilegais" na América Latina. EFE pg/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG