EUA: Economia tem dados positivos e negativos

O governo americano divulgou nesta sexta-feira dados positivos e negativos sobre a situação da economia do país. Em agosto, as vendas do varejo registraram uma queda de 0,3%, mas, por outro lado, os preços também caíram.

BBC Brasil |

Dados do Departamento do Trabalho indicam que o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 0,9%.

Segundo o correspondente da BBC para assuntos econômicos Andrew Walker, o recuo observado no varejo pode ser um reflexo do crescente desemprego e um sinal, também, de que as restituições de impostos feitas pelo governo para tentar estimular o consumo no início do ano já está perdendo efeito.

Já o recuo de quase 1% registrado nos preços do atacado é resultado da queda de 4,6% nos preços de energia que, por sua vez, foram puxados pela queda nos preços do petróleo.

Walker ressalta que os dados, apesar de contribuírem para a noção de que há uma desaceleração na economia, "pelo menos sugerem que o risco de uma combinação difícil entre recessão e aumento da inflação pode estar acabando".

Lehman

Outra preocupação dos mercados financeiros é o futuro do banco de investimentos Lehman Brothers - um dos gigantes de Wall Street.

A empresa perdeu dinheiro, o preço de suas ações despencou mais de 90% desde fevereiro de 2007 e ela está tentando levantar capital para recuperar suas finanças.

A situação do banco - e rumores sobre uma eventual venda - contribuiu para fazer com que as bolsas de Nova York abrissem em baixa nesta sexta-feira.

Leia mais sobre economia dos EUA

    Leia tudo sobre: eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG