substancial com o dalai lama - Mundo - iG" /

EUA e UE pedem à China diálogo substancial com o dalai lama

Brdo (Eslovênia), 10 jun (EFE).- Os Estados Unidos e a União Européia (UE) pediram hoje à China que seu diálogo com os representantes do dalai lama seja substancial, e lançaram uma chamada para que esse país respeite os direitos humanos.

EFE |

Em declaração conjunta ao final da Cúpula União Européia-Estados Unidos, a última à qual estará presente o presidente americano, George W. Bush, os participantes elogiaram a decisão chinesa de manter conversas com o líder espiritual do Tibete, após os distúrbios dos últimos meses nessa região.

"Estamos preocupados diante dos recentes distúrbios no Tibete, e pedimos que todas as partes evitem nova violência", afirma o comunicado.

No entanto, as partes expressaram sua esperança de que essas conversas comecem o mais rápido possível e sejam "substanciais, construtivas e orientadas a conseguir resultados" A UE e os EUA pediram também que a China melhore seu respeito aos direitos humanos.

Além disso, encorajaram os chineses a assumir um maior papel na solução de problemas globais como a mudança climática, o sistema financeiro internacional e a proliferação de armas de destruição em massa. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG