EUA e Rússia prometem novo acordo sobre armas

LONDRES - A Rússia e os Estados Unidos vão buscar um novo acordo sobre armas que deve prever um corte das ogivas nucleares conforme acertado em 2002, afirmaram nesta quarta-feira os presidentes Dmitri Medvedev e Barack Obama.

Reuters |

Os presidentes afirmaram, em comunicado conjunto, que deram ordens a negociadores que informem os primeiros resultados sobre essa questão em julho.

AP
Obama e Medvedev se encontraram nesta quarta-feira em Londres
Obama e Medvedev se encontraram nesta quarta-feira em Londres

Ambos concordaram em trabalhar juntos com relação ao Afeganistão, exortaram o Irã a restaurar a confiança na natureza pacífica de seu programa nuclear e expressaram preocupação sobre o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte.

Medvedev e Obama também reconheceream as diferenças sobre a guerra de 2008 entre Rússia e Geórgia e sobre as propostas dos EUA sobre instalação de escudos antimísseis no Leste Europeu, algo que Moscou considera uma ameaça à segurança.

O acordo de armas proposto iria além de um tratado estratégico de 2002, em que os dois lados se comprometeram a cortar arsenais para entre 1.700 e 2.200 ogivas até 2012.

Leia mais sobre Rússia

    Leia tudo sobre: rússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG