EUA e Rússia participarão de missões internacionais da UE

Bruxelas, 10 out (EFE).- Os Estados Unidos enviarão civis à missão policial e judicial da União Européia (UE) no Kosovo, enquanto a Rússia colaborará com quatro helicópteros e 200 soldados na operação do bloco europeu no Chade e na República Centro-Africana (RCA).

EFE |

Os chanceleres dos 27 países-membros darão sinal verde durante o conselho que terão na segunda-feira em Luxemburgo a essa colaboração, habitual em operações de segurança e defesa européias.

A Rússia fará sua contribuição no final de outubro apesar da deterioração das relações entre Ocidente e Moscou provocada pela crise da Geórgia.

A operação militar da UE no Chade e na RCA é a mais importante das empreendidas pelo bloco, e tem como objetivo proteger os refugiados e deslocados do conflito em Darfur, no Sudão e garantir ajuda humanitária.

A missão tem como objetivo criar as condições de segurança para que a força policial da ONU possa atuar no interior dos campos de refugiados.

Para o Kosovo, a União Européia aprovou o envio de 1.900 agentes para a construção de estruturas judicial e policial.

Até agora, cerca de 400 chegaram ao Kosovo, mas seu rápido desdobramento enfrenta resistência dos sérvios, já que Belgrado considera ilegal a missão européia. EFE met/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG