EUA e Rússia definem temas prioritários para relações bilaterais

Genebra, 6 mar (EFE).- Estados Unidos e Rússia concordaram hoje em que os dois temas prioritários na nova etapa da relação bilateral devem ser a renegociação do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start 1) e o fortalecimento de sua cooperação no Afeganistão.

EFE |

As declarações foram feitas hoje pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em entrevista coletiva após se reunir com o ministro de Assuntos Exteriores russo, Serguei Lavrov, que foi realizada em Genebra.

Quanto à renegociação do Start 1, Hillary destacou que "é muito importante reduzir o número de ogivas nucleares e evitar a proliferação nuclear". Este acordo internacional foi assinado em 1991 e expira no final deste ano.

A secretária de Estado americana destacou que a cooperação russa-americana no Afeganistão é de interesse para todos.

A chefe da diplomacia americana disse aos jornalistas que, em sua reunião com Lavrov, falou-se de "tudo" e "nada ficou fora da mesa".

No entanto, ela ressaltou que EUA e Rússia têm consciência de que relançar do zero a relação bilateral, como deseja a Administração do presidente Barack Obama, "levará tempo", mas afirmou que têm "muita esperança" nisso. EFE vh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG