EUA e Rússia assinam acordo para normalizar relações militares

Moscou, 6 jul (EFE).- Os Estados Unidos e a Rússia assinaram hoje um acordo de cooperação militar a fim de normalizar suas relações nesse âmbito, estagnadas desde o conflito russo-georgiano em agosto de 2008.

EFE |

O acordo inclui a realização de conversas estratégicas entre o Estado-Maior de cada país e intercâmbios de sistemas de instrução, logísticos e entre as academias militares de ambos os países, informou a agência "Interfax".

Além disso, o documento bilateral deixa aberta a possibilidade de realizar manobras militares conjuntas no futuro, provavelmente no ano que vem, disse hoje o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Nikolai Makarov.

O Ministério da Defesa russo e os representantes das Forças Armadas americanas na Europa elaborarão nos próximos meses um programa mais concreto de atividades para 2010 e 2011.

Este acordo foi assinado hoje após as conversas entre os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e dos EUA, Barack Obama, que realiza sua primeira visita a Moscou.

Makarov e o almirante Michael Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, definiram esse acordo na semana passada.

Os contatos militares praticamente foram suspensos depois que o Exército russo entrou na região separatista georgiana da Ossétia do Sul para expulsar as tropas da Geórgia desse território.

Em maio, a Rússia não convidou os observadores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para assistir às manobras militares Kavkaz-2009, que terminaram hoje no Cáucaso norte.

A Rússia qualificou de "provocação" as manobras conjuntas Cooperative Longbow 09-Cooperative Lancer 09 organizadas em maio pela Aliança Atlântica na Geórgia, com a participação de cinco países não aliados.

Obama defendeu hoje a integridade territorial da Geórgia, enquanto a Rússia já concluiu no mês passado o posicionamento de suas tropas em bases militares da Ossétia do Sul e da também separatista Abkházia. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG