EUA e República Tcheca continuam com cooperação para defesa

Washington, 18 set (EFE).- Estados Unidos e República Tcheca anunciaram hoje que continuarão com sua cooperação na nova arquitetura de Defesa após o cancelamento por parte de Washington do projeto de um escudo antimísseis no Leste Europeu.

EFE |

A posição foi confirmada pelo secretário de Defesa americano, Robert Gates, e o ministro da Defesa tcheco, Martin Bartak, que se reuniram no Pentágono um dia depois de os EUA anunciarem a suspensão de seu plano.

Em entrevista coletiva conjunta, os ministros anunciaram uma reunião de um grupo de Defesa de "alto nível" ainda neste ano, provavelmente em Praga, com o objetivo de estudar novas oportunidades para melhorar a relação bilateral em matéria de segurança.

"Continuaremos com nossos esforços bilaterais em pesquisa sobre defesa de mísseis", disse Gates.

Agora, os EUA preveem implantar até 2015 na Polônia e na República Tcheca interceptores SM-3, criados para destruir mísseis de curto e médio alcance.

O ministro da Defesa tcheco mostrou sua disposição em continuar colaborando com os EUA.

"O escudo antimísseis não acaba aqui", disse Bartak, ao garantir que seu Governo avaliará novamente o plano americano e estudará como a República Tcheca "pode fazer parte da futura estratégia antimísseis".

No entanto, o ministro disse que "ainda é muito cedo para falar sobre abrigar os interceptores de mísseis", algo que, segundo ele, dependerá das futuras reuniões técnicas entre ambos os Governos.

De acordo com Bartak, o objetivo desta cooperação não será apenas militar, mas também em matéria científica e de pesquisa.

O escudo antimísseis na Europa foi concebido pela Administração do ex-presidente George W. Bush para fazer frente a possíveis ataques iranianos, mas foi alvo de enérgicos protestos da Rússia.

Gates disse que o Governo americano ainda não falou sobre seu novo projeto com a Rússia, que via o plano anterior como uma ameaça contra seu território e provocou um distanciamento entre Washington e Moscou. EFE elv/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG